Características do imóvel
Transporte público: ônibus, metrô
Transporte público: ônibus, metrô
O CBI Esplanada é o primeiro arranha-céu do Vale do Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo, O edifício foi inaugurado em 1951, localizado na Praça de Azevedo, esquina com a Rua Formosa. Seus 31 andares e 50 mil metros quadrados de área causaram grande impacto na paisagem do centro de São Paulo sendo então considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.
Foi desenvolvido pelo arquiteto Lucjan Korngold, e concluído em 1948. O edifício é exemplar da fase inicial da arquitetura moderna brasileira. Com vista para alguns dos mais importantes marcos do centro da cidade, como o Viaduto do Chá, o Teatro Municipal e a Praça Ramos de Azevedo, o edifício integra uma paisagem que vem sendo revitalizada graças ao empenho do poder público e da iniciativa privada.
O projeto de reforma e modernização manteve plena sintonia com o esforço conjunto de renovação da região.
O edifício CBI Esplanada é considerado o primeiro arranha-céu do vale do Anhangabaú, apresentando um total de altura de 105 metros de altura, contando com trinta e três pavimentos e um significativo número de escritórios e lojas presentes nele. Este é um dos maiores prédio de concreto da América Latina
Localizado no coração de São Paulo e centro geográfico da cidade, a região guarda o marco zero, onde são medidas as distâncias das rodovias paulistas, dos quatro estados das fronteiras, assim como a numeração das vias públicas da cidade. A Praça da Sé é um dos marcos mais famosos da cidade, conhecido como Largo da Sé e a Catedral Metropolitana de São Paulo.
É ponto de entroncamento das vias da cidade, e também a região mais bem servida de transporte público, sendo atendida opor todas as linhas de metrô, com exceção da linha 5. É também a sede de algumas das principais instituições de ensino superior da cidade, como a Universidade Mackenzie.